Originalmente publicado em 2014-07-29 23:38 no blog Patinete a vela.

Corvo de três olhos

Se você, assim como eu, é um aficionado pela série Game of Thrones, terá percebido que em Westeros a principal forma de comunicação a longas distâncias é através do uso de corvos. O princípio é simples: se você mora em Winterfell e precisa enviar uma mensagem para Dorne, no outro lado do continente, você caminha até a torre do Maester, escreve em um papelzinho a sua mensagem, enrola, lacra com uma pequena gota de cera prensada com o seu selo oficial e amarra na perna de um corvo. O corvo então é solto pela janela da torre e, se os Velhos Deuses ajudarem, ele conseguirá chegar ao destino antes que o inverno chegue.

É um meio de comunicação mais rápido do que o tradicional envie-um-mensageiro-a-cavalo, mas tem suas dificuldades.

Uma delas é que você precisa ter trazido para seu castelo um corvo de cada destino para o qual você quer mandar uma mensagem, pois cada corvo só conseguirá usar seu sistema de navegação interno para voltar para um único lugar de origem.

Além disso, uma vez que o corvo foi enviado infelizmente ele não saberá voltar para o seu castelo, então em algum momento você terá que arranjar mais um corvo criado no mesmo lugar de destino. Você pode talvez comprar um corvo de Dorne em King’s Landing, ou pedir para alguém de Dorne que esteja de passagem por Winterfell (não é muito provável, mas ele pode estar indo até a Muralha virar um vigia noturno), e ele até pode deixar algum se não tiver vendido todos no caminho. Isso assumindo que o corvo que ele te vender veio mesmo de Dorne e não de Dreadfort, por exemplo, o que é um pouco complicado de confirmar.

Outra dificuldade é que você precisa cuidar e alimentar os corvos, e você sabe o que se diz sobre criar corvos e eles comerem seus olhos.

Também é difícil obter uma confirmação de se a mensagem foi recebida. Se a mensagem era importante para um destinatário único, então é melhor você enviar vários corvos só para garantir - e aí haja corvos! Você pode pedir que o Maester em Dorne envie um corvo confirmando o recebimento da mensagem anterior, como se fosse um protocolo TCP/IP rudimentar, mas aí você gera para o coitado a necessidade dele mesmo repor esse corvo vindo de Winterfell. Fica mais fácil de garantir que a mensagem seja recebida se ela for um broadcast, por exemplo um anúncio de que a rainha regente é uma piranha incestuosa. Nesse caso mesmo que um dos corvos se extravie algum outro Maester fofoqueiro vai retransmitir a mensagem para Dorne.

E por último, mas não último em importância, embora o corvo voe em linha reta (seguindo uma trajetória ortodrômica) ele está sujeito a todo tipo de intempéries, o que fará com que o corvo demore muito em chegar. Muito mais do que um tweet ou um e-mail, com certeza.

Mas existe algo mais charmoso do que receber uma mensagem enviada via corvo?

É para permitir que você se sinta como um Lorde de Winterfell que o aplicativo Raven Express permitirá que você envie mensagens para seus amigos da mesma forma que o próprio Ned Stark teria feito antes dele ter perdido a cabeça.

Seguindo as tendências modernas, você poderá escrever em seu smartphone, tablet ou computador uma mensagem de até quarenta-e-cem caracteres e lacrá-la com seu selo customizado. Você então escolherá no mapa a fortaleza de seu amigo e um corvo virtual será enviado. A mensagem demorará para chegar ao destino exatamente o tempo que um corvo real levaria para percorrer a distância entre os dois locais. Existirá uma probabilidade de que o corvo seja morto por um predador ou interceptado no caminho, e além disso o número de corvos disponíveis será limitado, então se você quiser enviar mais mensagens para o mesmo destino você terá que comprar corvos adicionais através de in-app purchases (você precisará de um cartão de crédito internacional para isto). Haverá também mini-games onde você pode cuidar de seus corvos, alimentando-os e ensinando-os a falar coisas engraçadas. Você poderá também comprar um corvo branco para avisar seus amigos em Dorne que o inverno está chegando, embora já ninguém mais acredite nisto vindo de alguém de Winterfell. Com este aplicativo você se perguntará como era possível viver sem Facebook ou Whatsapp e respirará aliviado por viver nesta época de maravilhas.

O aplicativo estará disponível na AppStore quando o sol nascer no oeste e se pôr ao leste, quando os oceanos secarem e as montanhas forem espalhadas ao vento como folhas secas.