Merval Pereira é um prolífico comentarista político que está na ativa há bastante tempo. Eu o conheci quando procurava por algum livro para me inteirar sobre o Mensalão e encontrei sua obra “Mensalão - O dia a dia do mais importante julgamento da história do Brasil”.

O livro é uma compilação de artigos seus publicados no jornal O Globo em 2012 detalhando dia a dia os procedimentos do STF enquanto julgava os principais réus do Mensalão.

Não é a leitura mais didática do assunto, porque é composta por textos incrementais escritos dia a dia na medida em que os fatos iam acontecendo, que às vezes precisam repetir o mesmo assunto para o leitor da coluna que pode não ter acompanhado os textos anteriores. Mas o interessante era poder sentir essa ambientação do dia a dia, e claramente Merval estava acompanhando o processo em detalhes, participando e conversando com os principais atores dos eventos narrados.

Gostei do estilo e acabei lendo outro livro dele, “O Lulismo no poder”. Semelhante ao “Mensalão”, é uma compilação de artigos do Merval num período extenso, de 2003 a 2009, detalhando sua visão sobre o governo Lula. O livro é um bom complemento ao “Mensalão” pois o maior capítulo dele é dedicado a artigos entre 2003 e 2005, sobre o período em que este escândalo foi descoberto e atingiu o auge da opinião pública. De novo, não é uma leitura super fácil porque o assunto não foi organizado e digerido para apreciação do leitor que desconhece dos fatos narrados, mas essa leitura de artigos incrementais traz ao leitor uma familiarização com o tema e os personagens como se estivesse vivendo no dia a dia.

Gostei bastante do estilo de Merval e fiquei com vontade de ler o material mais recente dele, sobre os novos personagens da era Bolsonaro, e comparar suas opiniões com aquelas do governo Lula. Seu blog está disponível na seção de assinantes do jornal O Globo e conta com artigos desde 2012, então há material suficiente para explorar a era Dilma, o impeachment, governo Temer, as eleições de 2018 e os dois anos catastróficos do recruta zero. Completamente vale uma assinatura.

Existe uma combinação de problemas, de Merval ser um escritor tremendamente prolífico e o layout de seu blog do Globo não ser muito bom, que dificulta muito a navegação pelas postagens. No blog os artigos são organizados em páginas com 10 artigos cada. São mais de 300 páginas com artigos, totalizando mais de 3000 artigos. E a cada artigo novo a numeração das páginas muda. Por isso, fica difícil de encontrar datas específicas para os artigos, além de também ficar difícil de manter o registro de quais artigos já li.

Por isso, usando minha amada linguagem de programação Python fiz um script que varreu todas as 300 páginas de links de artigos e compilei em uma página única, com data, título e link, que disponibilizo no link abaixo para minha (e sua) conveniência.

Atenção: estes links levam a páginas que você só consegue ler se for assinante do jornal.

A lista está atualizada até o dia 1 de fevereiro de 2021.

Lista de todos os artigos do Merval