Originalmente publicado em 2016-05-20 10:00 no blog Patinete a vela.

O gmail tem uma função muito interessante que descobri recentemente.

Assumamos como exemplo o endereço de e-mail patinete@gmail.com.

Se você enviar um e-mail para patinete+qualquercoisa@gmail.com, o e-mail será enviado para o endereço original patinete@gmail.com.

Ou seja, tudo o que vem depois do + é ignorado pelo gmail no momento de encaminhar o e-mail.

Porém no campo de destinatário aparecerá o endereço completo, patinete+qualquercoisa@gmail.com.

Isto é muito útil! Veja só…

Sempre que eu crio uma conta em algum site novo, eu costumo colocar como endereço de e-mail o meu e-mail com o sufixo “+nomedosite”. Por exemplo, se criei uma conta no Weebly eu coloco o endereço patinete+weebly@gmail.com.

Se você criar o hábito de fazer isto, se algum dia você receber um spam não solicitado e o endereço de destinatário contiver o endereço patinete+weebly@gmail.com, você já sabe qual foi o site que vazou seu endereço! Maldito!

E fica super fácil bloquear mais esta fonte de spam - basta bloquear todos os e-mails enviados para patinete+weebly@gmail.com.

Outra excelente utilidade para isto é quando você precisa criar várias contas diferentes em um mesmo serviço. Você pode querer fazer isto quando por exemplo você quer usar um serviço de trial várias vezes.

Então você pode primeiro criar uma conta usando o endereço patinete@gmail.com, depois patinete+1@gmail.com, depois patinete+2@gmail.com… Etc etc.

Com isto você pode criar as contas nos sites sem precisar criar novas contas de e-mail. Isto funciona porque a maioria dos sites não detecta que patinete@gmail.com e patinete+1@gmail.com são o mesmo endereço.

Bom proveito!