Originalmente publicado em 2016-05-16 10:00 no blog Patinete a vela.

Esta semana foi um pouco especial… Coincidentemente tive duas exposições na mídia. Uma delas foi uma matéria da TV Vanguarda sobre a Escola de Inovadores realizada na FATEC, veiculada em 13 de maio de 2016 no Jornal da Vanguarda. Este foi um curso onde tivemos palestras com empresários e empreendedores experientes e pudemos aprender um pouco com as experiências deles. Valeu especialmente a pena pelos contatos e pela amizade que criei com os participantes e professores.

A matéria é focada no curso, mas é legal o fato de que filmaram meu aplicativo Racha a conta e deixaram de fundo. No final apareço falando um pouco sobre o curso também.

Além disso, no jornal O Vale deste sábado, 14 de maio, sou citado também na matéria Programo, logo existo, do jornalista Xandu Alves.

Meu contato com o Xandu começou quando eu estava desenvolvendo o aplicativo Já volto. Ele gostou da idéia e publicou uma matéria no jornal O Vale em 4 de outubro de 2015. Em decorrência desta matéria meu sócio na época e eu acabamos aparecendo em uma reportagem do programa Balanço Geral da TV Record.

Ok, eu não quero que esta postagem pareça um colóquio megalomaníaco, egocêntrico e narcisista. Primeiro que eu quero usar este blog para manter um registro das coisas que já me aconteceram, e o blog é meu e faço o que quero com ele :-). Mas também quero aproveitar para refletir um pouco sobre o efeito da exposição na mídia quando você empreende.

Conheci o Xandu simplesmente entrando na sede do jornal e pedindo para falar com algum jornalista da área de tecnologia. Conversamos um pouco, ele se interessou pelo aplicativo que estava desenvolvendo e bingo, aparecemos no jornal.

Primeira lição que aprendi: é muito fácil conseguir contato com jornalistas e nada impede que você faça o mesmo para divulgar sua startup. Eu prefiro o contato pessoal ao contato por e-mail, por isso recomendo a abordagem de ir pessoalmente ao jornal.

Eu estava cético com relação ao efeito de uma reportagem de um jornal local, mas na mesma semana fui participar de um evento de tecnologia aqui em São José dos Campos e fiquei surpreso quando vários dos empresários e representantes de empresas para quem apresentei meu aplicativo tinham lido a matéria no jornal e me reconheceram. A combinação de conversar pessoalmente com empresários e a exposição no jornal facilitaram conseguir bons e relevantes contatos na prefeitura de São José dos Campos.

Segunda lição que aprendi: vale a pena buscar exposição, mesmo sem saber quando vai ser útil.

Uma coisa que havia nos deixado preocupados era que revelar a idéia publicamente no jornal pudesse nos prejudicar. Sabe como é, aquele medo irracional de que alguém roube a idéia.

Eu aprendi que querer proteger uma idéia é uma bobagem. A probabilidade de que sua idéia seja única e totalmente original aproxima-se de ZERO e, além disso, existem tantas dificuldades para fazer uma idéia efetivamente sair do papel e fazer sucesso que o impacto de tornar a idéia pública quase sempre é desprezível. Aliás, se alguém ao descobrir sua idéia conseguir transforma-la em um negócio lucrativo antes que você, bem, então seu projeto já estava fadado a perder para a concorrência desde o início.

Terceira lição que aprendi: a idéia não vale nada. Divulgar a idéia tem mais benefícios do que malefícios.

Conclusão: exposição na mídia nunca machuca! Bom, a não ser que seja como réu da Lava-jato, mas felizmente não é esse meu caso… :-)