Originalmente publicado em 2014-12-04 20:24 no blog Sítio conectado.

2021-02-18: Escrevi este artigo em 2014, já faz bastante tempo. De lá para cá a cobertura de 4G aumentou, aumentando a quantidade de opções para a instalação de internet rural. o texto abaixo está um pouco obsoleto, mas pode ser útil se a única opção disponível em sua região for telefonia e internet 3G.

Sítio conectado

Atenção: O uso das informações abaixo corre por conta e risco do leitor. Não me responsabilizo por decisões ou compras erradas que o leitor venha a tomar, decorrentes ou não do que está escrito no texto. É responsabilidade do leitor conferir com o vendedor dos equipamentos a adequação destes para sua necessidade.

A solução mais básica que você pode adotar para conseguir ter sinal de celular e internet em um lugar com cobertura deficiente de celular é usando uma antena de maior ganho conectada a seu telefone ou modem.

Para isto, o seguinte equipamento é suficiente e necessário:

  • Uma antena de alto ganho apropriada para a frequência da operadora que você deseja usar.
  • Um suporte para instalar a antena em um lugar apropriado.
  • Um cabo coaxial de descida.
  • Um cabo adaptador para o celular ou modem.
  • Um celular ou modem com entrada para antena externa.

Os passos para a instalação são:

  • Escolha da operadora.
  • Compra dos equipamentos
  • Escolha de um lugar e orientação para a antena externa.
  • Instalação da antena, cabos e aparelho.

Escolha da operadora

A primeira decisão que você precisa tomar é a escolha da operadora que irá utilizar, pois isto irá determinar a antena que você terá que comprar. Duas dicas para fazer isto são:

  1. Use o site Anatel Serviço Móvel e localize seu sítio no mapa. Verifique as torres de celular em volta e escolha a operadora que tenha maior número de torres ou torres mais próximas. O site permite ver as torres que possuem cobertura 3G ou 4G. Dê preferência a estas últimas! Estas torres serão uma referência, mas tenha em mente que talvez não seja nestas que você terá o melhor sinal.

Exemplo do site Anatel Serviço Móvel

Exemplo do site Anatel Serviço Móvel

  1. Usando um celular com chip da operadora candidata, dê um passeio por dentro de sua propriedade e identifique lugares onde haja sinal, de preferência em lugares altos (como o topo de sua casa ou o topo de um morro). Se a operadora oferecer um sinal forte neste lugar, é uma boa candidata para colocar uma antena de maior ganho. Escolha alguma operadora que ofereça pelo menos quatro barras de intensidade de sinal.

Se você já tiver um plano de dados, faça testes de velocidade de internet nos lugares de seu sítio onde houver bom sinal e anote os valores como referência. Estes valores vão ser úteis para comparar com os valores que você obtiver em sua casa usando a antena externa. Há dois sites que eu gosto para fazer medições de velocidade:

  1. Speedtest: Faz uma medição mais simples, apenas com ping, velocidade de download e velocidade de upload. É mais prático em lugares onde a internet é piorzinha porque carrega mais rápido.
  2. Medidor Simet: É um medidor mais detalhado, que mostra parâmetros mais avançados como jitter, velocidade de transferência de pacotes UDP, TCP, etc. Muito bom se você sabe o que está fazendo… :-)

Compra dos equipamentos

Quando você vai morar em um lugar com cobertura de celular deficiente, há outros características do telefone celular que passam a ser importantes. A mais importante delas é se o celular possui entrada para antena externa. A maioria dos smartphones e telefones mais sofisticados não possui esta entrada, mas a boa notícia é que há modelos de telefones muito baratos (que custam menos que 100 reais) que possuem essa entrada. É uma boa idéia arrumar um telefone destes para testes.

Veja algumas fotos do conector que você deve procurar no aparelho.

Frente Verso Conector

O mesmo se aplica a modems ou roteadores 3G de internet. Nem todo modem ou roteador possui entrada para antena externa, por isso no momento de comprar um você precisa pedir explicitamente para o vendedor e procurar por esta entrada.

Modem 3G Modem 3G conector

Uma vez de posse do aparelho, é necessário comprar um cabo adaptador que permitirá ligar o aparelho ao cabo de descida da antena. O cabo adaptador é um cabo curto que em um dos lados possui um conector que se encaixa no conector do telefone celular ou modem e no outro lado possui um conector que se encaixa no cabo de 10 metros que irá descer da antena.

Cabo adaptador Cabo adaptador conector

Tome o cuidado de comprar o cabo certo para seu celular ou modem, pois modelos diferentes possuem conectores diferentes. O ideal é levar seu aparelho até a loja e testá-lo. O cabo adaptador deve ficar firme quando conectado ao aparelho, mas não pode ficar muito preso, pois com a movimentação ele pode danificar o conector do celular.

Cabo adaptador conectado no celular

Atenção! Se você for usar um modem ou roteador 3G também, muito provavelmente os conectores destes aparelhos serão diferentes do conector do celular, então você terá que comprar um cabo adaptador diferente.

Se o conector ficar muito firme no aparelho, você pode abrir um pouco as abas do conector usando uma chave de fenda ou faca.

Para conectar o cabo adaptador à antena você precisa de um cabo de descida, um cabo coaxial de 10m (existem de comprimentos maiores) que de um lado possui o conector correto para a antena do tipo N macho e do outro lado o conector correto para o cabo adaptador do tipo TNC macho.

Conector N macho

Conector N macho

Conector TNC macho

Conector TNC macho

Por último, compre uma antena Yagi direcional para a operadora que desejar. Existem antenas Quad Band que operam nas quatro frequências usadas pela telefonia GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz. O problema é que estas antenas ainda são limitadas a ganhos menores de até 15 dB. Dependendo do caso, pode ser necessário comprar uma antena de ganho maior e para isto você terá que usar uma antena na frequência específica da operadora.

Pesquise qual é a frequência da sua operadora antes de comprar a antena, ou pergunte na loja. Para usar o celular e a internet 3G da Vivo nós usamos aqui uma antena de 800 MHz de 14dB e já é suficiente para conseguir um sinal entre 4 e 5 barras de intensidade.

Antes de comprar o suporte para a antena é bom definir onde ela será instalada. Existem suportes que permitem que a antena seja afixada a uma coluna ou viga e outros que permitem instalá-la no telhado. Também pode valer a pena instalar uma torre, que poderá suportar vários tipos de antena.

Escolha de um lugar e orientação para a antena externa

Agora é a hora de passear pela casa carregando o equipamento!

Conecte a antena ao cabo de descida, ao cabo adaptador e por último ao telefone. Escolha pontos distintos da casa, de preferência lugares que tenham visada até o horizonte ou os topos de morro, e que sejam altos. Use como referência a localização das torres mais próximas que você viu no mapa da Anatel.

Escolha um ponto e escolha uma orientação para a antena. Verifique que a as hastes curtas da antena estejam orientadas verticalmente! Para esta orientação inicial da antena, verifique o nível do sinal olhando o número de barrinhas que aparecem no visor do aparelho celular. Agora, muito lentamente, vá mudando a direção para a qual a antena está apontando e verifique se o sinal aumenta ou diminui. Marque as orientações nas quais o sinal foi mais forte. Nestes pontos, depois experimente inclinar a antena um pouco para cima para ver se o sinal melhora ou piora.

Este procedimento fica mais fácil de ser executado se você prender a antena em um cabo de vassoura ou vara longa. Assim você consegue manter a antena em uma altura e ponto fixos e girá-la facilmente apenas girando a vara.

Faça este teste em vários lugares de sua casa. Dê prioridade a pontos de fácil acesso onde será fácil instalar a antena e fazer ajustes posteriormente. Quando você encontrar o lugar, poderá decidir pelo melhor tipo de suporte para instalar a antena.

Sempre que você encontrar um sinal razoável com a antena (pelo menos três barras), aproveite para medir a velocidade da internet nesse ponto. Desconecte o aparelho celular da antena, conecte seu modem e, usando o programa fornecido por sua operadora junto com o modem, use o indicador de sinal para ajustar a orientação da antena novamente.

Agora faça o teste de velocidade usando o SpeedTest.net ou o medidor do Simet, anote os valores e compare com aqueles que você obteve quando mediu a velocidade da internet no topo do morro. Repita os testes pelo menos três vezes, esperando alguns instantes depois do modem ter se conectado, pois a internet 3G às vezes demora um pouco para entrar no tranco.

Este passo fica mais fácil de ser realizado com a ajuda de uma segunda pessoa, que ficará segurando a antena enquanto a outra usa o computador para fazer os testes de velocidade.

Se você não encontrar nenhum ponto próximo a sua casa onde há um sinal decente, comece a se afastar de sua casa e procure em outros pontos em sua propriedade. Neste caso, a simples solução de ligar o aparelho celular em uma antena já não é mais prática, e você terá que usar um repetidor de celular ou roteador Wi-Fi de internet. A discussão desta solução será assunto para outro dia.

Atente para o fato de que, usando uma antena externa, no máximo você conseguirá uma conexão 3G+. Não há ainda no mercado antenas homologadas que funcionem na frequência da internet 4G, então a única forma de conseguir usar internet 4G em seu sítio será colocando um modem em um lugar do sítio onde haja sinal sem precisar de antena e retransmitindo o sinal de dados para a casa usando um roteador e antenas adequadas. Esta solução será assunto para outro artigo no futuro.

Instalação da antena, cabos e aparelho

Tendo escolhido um lugar conveniente para colocar a antena, instale-a usando um suporte adequado. Há suportes para parede, similares a aqueles usados por antenas parabólicas e suportes para telhado. Se puder aproveitar algum suporte já existente em sua propriedade, como por exemplo uma torre onde já há outras antenas, melhor ainda.

Torre

Torre

Suporte para telhado

Suporte para telhado

Suporte para parede

Suporte para parede

Passe o cabo de descida por algum lugar conveniente até chegar em um local da casa onde você deixará o telefone celular ou modem 3G. Note que o celular ou o modem terão que ficar fixos neste lugar, pois é onde o cabo da antena chegará.

Neste ponto você pode instalar um roteador para o modem, que distribuirá internet sem fio para a casa inteira, ou deixar o celular como um telefone fixo.

Há outros equipamentos interessantes para substituir o aparelho celular, que discutirei em mais detalhes em outro post. Um deles é uma interface de celular, um aparelho que possui entrada para antena, aceita um chip GSM das operadoras de celular e tem saída para um telefone comum. Nesta interface é possível ligar por exemplo um telefone sem fio. Existem também aparelhos telefônicos rurais, parecidos com um telefone fixo de escritório mas que recebem o sinal pela rede de celular. Aparelhos como estes são oferecidos pela Pro Eletronic, Neger, Aquario e Intelbras.

Espero que com estas dicas você tenha conseguido melhorar o sinal de seu celular ou sua internet 3G no seu sítio. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, por favor mande seu comentário.