Originalmente publicado em 2014-11-12 21:42 no blog Sítio conectado.

Sítio conectado

Eis que você se vê morando em um sítio. Acostumado com a vida na cidade, agora está começando a árdua jornada de se acostumar ao canto dos pássaros, ao coaxar dos sapos, ao grilar dos grilos…

Mas peraí… E minha internet? E meu Face? E meu WhatsApp?

Agora estou perdido no meio do mato sem a minha conexão com o mundo?

Pois é, quando você toma a decisão de sair da cidade grande para morar em um sítio, algumas das comodidades às quais você estava acostumado já não são tão fáceis de conseguir. No sítio, não chega tevê a cabo, não chega linha telefônica, não chega fibra ótica… Nem mesmo celular pega direito!

Mas não se desespere! Em geral é possível ter acesso a telefone celular e internet quando você mora em um sítio. É só questão de você adquirir equipamento novo e, infelizmente, se acostumar com um patamar um pouco inferior de qualidade ao que você tinha acesso na cidade.

Minha família passou pelo mesmo que você está passando agora quando viemos morar em um sítio em São José dos Campos. Para nós a internet era algo vital, tão necessário quanto água encanada. Quando chegamos aqui, o sinal de celular era muito ruim e nem conseguíamos acessar a internet. Mas, testando várias antenas e modems diferentes, conseguimos finalmente instalar uma internet decente. E aprendemos várias coisas pelo caminho.

Neste blog pretendo compartilhar algumas das coisas que aprendemos. Vou te ensinar quais são os equipamentos básicos, os procedimentos para instalação e alinhamento dos equipamentos, algumas dicas de como testar a qualidade da internet no seu sítio. Se você for do tipo que gosta de ir mais a fundo nas coisas, vou te ensinar também como fabricar sua própria antena, seus cabos e até “hackear” seu roteador para ter acesso a funções mais avançadas.

Mas tudo a seu tempo! Volte regularmente a este blog para acompanhar as novidades.

Para começar, só para que sua visita não tenha sido em vão, vou escrever um pouco sobre o personagem principal de nossa novela: as antenas de celular.

Em geral as principais opções para acesso à internet em áreas rurais são planos de internet via celular, internet via rádio e internet via satélite. Destas, a internet via celular é de longe a mais viável. Internet via rádio depende de que o provedor tenha cobertura na região onde você vive, o que pode ser bem difícil de conseguir, sem contar a dificuldade de localizar o provedor específico que tenha cobertura. Internet via satélite costuma ser muito cara, por isso nem chegamos a testar.

Mas internet via celular é muito prática. As operadoras costumam ter uma área de cobertura muito extensa e, mesmo que o sinal seja muito fraco no lugar onde você mora, muitas vezes é possível melhorar o sinal apenas utilizando uma antena externa.

Uma antena destas irá servir tanto para melhorar o sinal para que você possa usar o seu celular no sítio quanto melhorar o sinal em um modem 3G ou 4G que você comprar de sua operadora.

Para acesso à internet via 3G, as antenas externas são do tipo Yagi e parecem com a antena da foto abaixo.

Antena celular

Estas antenas normalmente vêm em três ganhos diferentes: 14dBi, 17dBi e 20dBi. O ganho aparece nessa unidade estranha, “dBi”, mas basicamente o que você tem que entender é que a de 17dBi tem o dobro de ganho da de 14dBi e a de 20dBi tem o dobro de ganho da de 17dBi. Você também notará que não há almoço grátis, ou seja, a antena de 17dBi tem o dobro do ganho da de 14dBi mas também tem o dobro do tamanho. A antena de 20dBi pode chegar a três metros de comprimento!

Outro fator importante na escolha da antena é que esta seja adequada à frequência da portadora que você quer captar. Existem quatro frequências principais usadas para a telefonia celular: 850MHz, 900MHz, 1800MHz e 1900Mhz. Para internet, também são usadas as frequências de 2100MHz (para 3G) e 2400MHz (para 4G). É importante confirmar a frequência da operadora que você quer pegar antes de comprar a antena.

Há vários fabricantes de antenas e equipamentos para telefonia e internet rural. Os principais são a Pro Eletronic, a Neger, a Intelbras e a Aquario. Vale a pena dar uma espiada nos sites deles para se familiarizar com a variedade de produtos disponíveis na área.

No próximo post vou explicar como conectar uma antena externa a um celular ou modem adequado, além de algumas dicas práticas de como alinhar a antena para obter o melhor sinal.