Originalmente publicado em 2015-02-10 13:37 no blog Patinete a vela.

Lazy Clock

Dando vazão a meus devaneios criativos me dei ao luxo de fazer o projeto de um relógio um pouco diferente.

Minha idéia era fazer um relógio que permitisse ao usuário se situar no dia e ter uma sensação mais profunda da passagem do tempo. Para isto, considerei que o relógio deveria ser capaz de transmitir de forma bem direta as seguintes informações:

  • Em que momento do dia me encontro?
  • Falta muito para anoitecer (ou amanhecer)?
  • Quais são meus compromissos do dia? Falta muito para eles chegarem?
  • Passou muito tempo desde que acordei? Falta muito tempo para dormir?

Fiz um pequeno protótipo de um relógio que tenta endereçar estas perguntas. Note que o objetivo não é passar a hora precisa. Não quero que o usuário olhe de relance para o relógio e saiba que são 10:37. Eu quero que ele tenha uma noção mais intuitiva do tempo. Além disso por ser um relógio de 24 horas fica fácil visualizar compromissos e os alarmes definidos pelo usuário.

O vídeo abaixo mostra o protótipo em funcionamento. Ficarei muito feliz por ouvir suas sugestões e críticas, sejam relacionadas ao design do relógio ou ao funcionamento.

*Atualização em 2021-02-14: Eu cheguei a implementar este relógio na forma de um app para iPhone em 2015. O app é uma belezinha, mas nunca lancei da loja. Hoje o código não está compilando porque precisa ser atualizado para a nova versão de swift, mas quem sabe um dia…